sábado, 21 de dezembro de 2013

Roby Amorim (1927-2013)


José Justino Faria de Roby Amorim iniciou a sua carreira em 1948, no jornal Correio do Minho (Braga). Em 1956 entrou para a redacção do jornal Diário Ilustrado, que congregou uma plêiade de profissionais que fez eco na sua geração. Na sequência da extinção deste título fez breve incursão por Angola, de onde foi expulso pela polícia política, após três meses de prisão sem culpa formada nem julgamento. Novamente em Lisboa, ingressou no jornal O Século, colaborando intensamente nas outras publicações da empresa (Século Ilustrado, Vida Mundial e Cinéfilo). Extinto este jornal, em 1975, entrou para a redacção da Agência ANOP, depois Lusa. Por último, fez parte do colectivo que produziu os últimos dois anos de O Diário de Lisboa. Também colaborou, nos últimos anos da sua vida activa, em várias puplicações da Agência de Comunicação LPM.

Recebeu por duas vezes o Prémio Pereira da Rosa (1971 e 1972) e em 1973 o Prémio Nacional de Jornalismo “Afonso de Bragança”. Publicou Elucidário de Conhecimento Quase Inúteis (Salamandra, 1985), Da Mão à Boca (Salamandra, 1987) ou Abecedário dos Sabores Portugueses e Mais Alguns (Lagonda, Dezembro de 2005).

5 comentários:

Unknown disse...

Durante um período o Roby Amorim esteve numa pequena sala, separada por uma parede falsa em contraplacado e vidro, junto ao Centro de Documentação da ANOP na Rua Júlio de Andrade (ao Torel). Aproveitava muito material do centro para escrever artigos e as conversas que mantinha sobretudo com o Ferreira Marques, chefe do Centro, eram sempre interessantes.
Em 1985 publicou nas Edições Salamandra um livro com o título “Elucidário de Conhecimentos quase inúteis” que considerou numa entrevista ao Diário Popular de 5 de Março desse ano como “Uma orquestração sobre a simbologia da palavra”. No semanário O Jornal de 1 de Março de 1985 é publicada uma notícia sobre o autor e o livro, e a fotografia que a acompanha mostra o Roby no local de trabalho acima mencionado.
Um abraço
Manuel José NUNES de Almeida

Fernando Correia de Oliveira disse...

seria interessante publicar aqui a entrevista e a notícia a que te referes, Nunes. Tens esse material? podes digitalizar? abraço FCO

Unknown disse...

Sim vou digitalizar e também a capa do livro. Terça-feira envio. Abraço Nunes

Unknown disse...

Fernando enviei 4 fotos sobre o Roby pela tua página inicial do Google +. Não sei se era assim que querias, Abraço Nunes

Fernando Correia de Oliveira disse...

bom dia, Nunes. Podes mandar para o mail allaworldontime@gmail.com, que é melhor. obrigado. abraço